Prefeitura Municípal de Demerval Lobão inicia as atividades PROJOVEM ADOLESCENTE de 2012

0 16

A Prefeitura Municipal de D. Lobão, através da Secretaria de Assistência Social e dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, realizou na tarde última quarta-feira (20) a abertura dos trabalhos do PROJOVEM Adolescente com apresentação de atividades para o ano.

 

O PROJOVEM Adolescente  (PJA) é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos e tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Os trabalhos são feitos por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. Implantado no município desde 2008, o programa está marcando a vida profissional e educacional de muitos adolescentes, assegurando um futuro melhor e mais digno.

 

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Além de alunos, a abertura dos trabalhos teve a apresentação de voz e violão dos jovens Leoslândio e Gabriela. O evento também contou com a presença da Secretária Mun. de Assistência Social, Maryanne Martins, Prefeito Mun. Junior Carvalho, dos vereadores Toinho Moto Táxi, Valdeci Campelo, Mavilson Veloso, Antonio Wilton, Francisco Marcelo, da Secretária de Educação Edilene Alves, Assistente Social, Cruizinha, Coordenadora dos CRAS, Veronice e a equipe de profissionais que integra o PJA.

 

Com o uso da palavra a primeira dama e secretária Maryanne Carvalho comentou “um momento marcante para toda a equipe, diante do empenho feito, com um trabalho realizado com carinho. Baseado na educação será um trabalho voltado para educar, infiltrando-os dentro da sociedade de forma digna. Vamos fazer um trabalho diferente”.

 

Já o prefeito disse “uma pessoas ideal para realizar esse trabalho, diante de suas capacidades, sensibilidade, humildade, dedicação, estar em boas mãos. Não sou politico, deixei minhas empresas para trabalhar por D. Lobão, com isso vocês são importantes para mim e para a cidade, através de condutas simples como a limpeza, fiscalizando e ajudando no trabalho. Falou também  que solicitou diante ofício junto ao Senador João Claudinho um grande quantidade lixeiros para o município. Comentou ainda um trabalho direto com o uso de drogas, principalmente de jovens que se perdem no caminho destruidor, onde estará realizando uma parceria com órgãos para dar amparo às famílias e jovens para se livrarem das drogas.

 

Em sua primeira atividade foi realizada uma que expressava através de perguntas o sentimento interno de cada jovem, a fim de introduzimos já ao meio vindo do próprio coração.

 

No cronograma de 2013 estão inclusas as oficinas de: artes, culturas, esportes, lazer, dança, música que serão ministradas por uma equipe de profissionais capacitados para orientar os jovens e desenvolver um trabalho social mais forte e eficiente.

 

No final da solenidade foi feito um sorteio de duas sexta de chocolate entre os jovens e depois oferecido um coquetel para os convidados

Deixe uma resposta